Em segmentos como a construção civil, a busca por soluções que gerem economia precisa vir acompanhada da preocupação com a segurança que elas proporcionam. Neste contexto, o uso de chapas de aço e chapas de ferro surge como a melhor opção.
Neste texto, abordaremos o custo-benefício desses materiais, suas principais aplicações e vantagens em relação a outros materiais comuns no setor.
Por que optar pelas chapas de aço e de ferro na construção civil?
O uso de chapas de aço e de ferro pelas construtoras e incorporadoras pode gerar economia em relação a outros materiais, principalmente em processos construtivos, equipamentos de apoio e formas metálicas, além de tapumes usados no entorno das obras. Esses materiais são facilmente reaproveitados em outros canteiros de obras, proporcionando economia, segurança e limpeza na obra.
Além disso, por sua composição mecânica, as chapas de aço e de ferro atendem às normas técnicas em relação ao cálculo estruturalista. Dessa forma, proporciona segurança e fácil locomoção em relação a materiais alternativos como madeira e concreto.
Por todas essas vantagens e benefícios, esses materiais são opções cada vez mais utilizadas na construção civil, o que é atestado pelo próprio mercado. Com menor impacto ambiental, as chapas de aço e ferro se encaixam perfeitamente num segmento que está sempre em expansão, com projetos inovadores, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade dos empreendimentos e dos negócios.
Como são as chapas de aço e de ferro usadas na construção civil
As chapas de aço e ferro mais utilizadas na construção civil são as de Aço Galvanizado e Aço Fina Quente, cuja demanda varia de acordo com a necessidade do cliente. A partir disso, elas são empregadas em diversas aplicações na construção civil, como por exemplo:
- Transformadas em perfis para atender especificidades dos projetos;
- Chapas frisadas ou telhas para tapumes;
- Chapas Corten para design e paisagismo;
- Chapas Xadrez para escadas.
É importante destacar que as chapas em si, tanto as de aço quanto as de ferro, sem transformação, são pouco empregadas na construção civil, que utiliza mais materiais derivados das chapas, como perfis, tubos e telhas.
A qualidade das chapas de aço e ferro utilizadas na construção civil pode ser garantida através de tratamentos de revestimento, como pintura ou tratamento com zinco – o que garante maior durabilidade, substituindo materiais como madeira e alumínio, opções menos duráveis e moldáveis e, por consequência, menos atrativas para as construtoras.
Na Perfyaço, o processo de produção dessas chapas é rápido e eficiente, consistindo no desbobinamento das bobinas em estoque. Os prazos de fornecimento para a indústria da construção civil variam de 1 a 5 dias, conforme medidas de comprimento e outras especificações técnicas.
A escolha do material ideal
Para escolher as chapas de aço e ferro ideais para a construção civil, é importante considerar características como versatilidade, resistência, durabilidade, reaproveitamento e facilidade de uso em designs ousados.
Também é importante ressaltar que as chapas de aço e ferro são materiais limpos e 100% recicláveis, o que facilita seu uso em ambientes mais sensíveis, como proximidade de rios, mananciais, áreas de preservação e ademais, atenção ao impacto ambiental.
Ficou interessado em adotar as chapas de aço e chapas de ferro na sua obra? Tire suas dúvidas com o nosso time de especialistas.